Frutas que ajudam na digestão – Saiba quais são e como incluí-las na dieta

As frutas são muito importante para a nossa alimentação, não que a recomendação é consumir pelo menos 3 variações delas ao dia, elas são fonte de fibras, vitaminas e minerais que colaboram para o bom funcionamento do organismo evitando ainda a má digestão. E hoje você vai saber quais são as frutas que ajudam na digestão.

Como sabemos a digestão tem seu início a partir da boca, a mastigação é um processo mecânico por onde são acionadas algumas enzimas que estão presentes na saliva uma delas é amilase salivar que são responsáveis por degradar as moléculas grandes de amido em moléculas menores conhecidas como maltose.

Da boca os alimentos passam pelo esôfago e seguem até chegarem no estômago onde uma outra enzima conhecida como pepsina começa a quebrar então as proteínas e logo após isso o bolo alimentar parte para o intestino, local onde passa a sofrer com a ação dos sucos digestivos que são produzidos no trato digestivo.

Quando esse processo sofre com algum desequilíbrio podem surgir alguns problemas digestivos como no caso da azia, úlcera e gastrite que são resultados dos fatores agressivos que resultam dos fatores agressivos e defensivos da mucosa.

Pessoas que sofrem com algum incomodo estomacal  provocado pela azia e queimação podem se beneficiar com as alguns tipos de alimentos capazes de reduzir esses sintomas como é caso das frutas que ajudam na digestão.

Afinal o que é a má digestão?

A dispepsia conhecida como má digestão é um conjunto de sintomas que causam incomodo estomacal como por exemplo a sensação de empachamento, desconforto na boca do estomago, sensação de distensão, dispepsia e até mesmo náuseas e vômitos.

Na grande maioria dos casos esses problemas estão relacionados com maus hábitos alimentares como o a ingestão de alimentos gordurosos e pesados, porções grandes de alimentos e alimentação tardia, outros fatores também influenciam muito os quadros de má digestão são o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, estresse, sedentarismo e falta de sono.

Esses sintomas por sua vez podem ser o início de alguma doença mais séria como as úlceras e o refluxo que quando ocorridos frequentemente requerem atenção, investigação e acompanhamento médica.

frutas que ajudam na digestão

Como uma boa alimentação pode ajudar a evitar a má digestão?

Uma alimentação balanceada e saudável tem um papel fundamental tanto para a recuperação como na manutenção da saúde do corpo, manter uma dieta equilibrada é a chave para viver bem pois previne uma série de doenças, aumentam a disposição ao longo do dia e ainda trazem vitalidade.

De uma modo geral as dietas elaboradas para quem sofre com problemas digestivos limitam ou até mesmo excluem os alimentos que provocam a irritação da mucosa gástrica como as frituras, refrigerantes, cafeína, pimenta, alimentos ácidos, carnes gordas e molhos gordurosos.

Comer várias vezes ao dia em porções menores e com um mastigação melhor e mais lenta facilita e muito o bom funcionamento do estomago, além disso é importante ter cuidado com a alimentação feita no período da noite deixando espaço suficiente para que a digestão aconteça entre o momento da refeição e o de dormir.

Outro ponto importante é saber identificar quais alimentos provocam o desconforto digestivo e passar a evitar aquela que despertam suspeita de má digestão a fim de observar se há ou não o desaparecimento dos sintomas para assim excluídos da dieta de forma definitiva.

Em contrapartida alguns tipos de alimentos devem ser incluídos da dieta pois são capazes de ajudar a reduzir os sintomas desconfortáveis como é o caso das frutas que ajudam na digestão, pois elas contém pectina uma fibra solúvel responsável por retardar o esvaziamento gástrico, confira agora quais delas incluir na dieta:

frutas que ajudam na digestão

 -Maçã

A maçã além de muito saborosa é capaz de prevenir caçulos renais e quando consumida juntamente com a sua casca contribui para que a digestão ocorra de forma tranquila e para o bom funcionamento intestinal pois é uma fruta rica em água e fibras.

–  Ameixa

 A ameixa também é uma das frutas que ajudam na digestão pois contém uma boa quantidade de fibras e é rica em antioxidantes que combatem o radicais livres evitando assim o envelhecimento precoce, essa fruta ainda tem propriedades laxativas que auxiliam no trânsito intestinal.

– Mamão

 O mamão é uma das frutas mais conhecidas entre as pessoas que sofrem com intestino preso e má digestão e não é à toa, essa fruta tem uma poderosa ação antioxidante e ainda conta com uma enzima chamada de papaína que ajuda na digestão dos alimentos.

– Abacaxi

O abacaxi por usa vez é uma fruta ácida que contribui para que o estômago passe a digerir melhor os alimentos, ela contém uma enzina conhecida como bromelina que melhor a absorção das gorduras e proteínas além de contar com outras substâncias capaz de regular o intestino.

– Laranja

A laranja é capaz de estimula a liberação do suco gástrico no estômago o que facilita a digestão, ela ainda tem o poder de aliviar a sensação de desconforto após as refeições causada pela azia pois reduz a absorção das gorduras provenientes dos alimentos, além de trazer saciedade e controlar o trânsito intestinal por ser fonte de fibras.

– Pera

 A pera também é fruta que contém muitas fibras, líquidos e que ajuda a estimular a produção das substâncias responsáveis pela digestão no estômago, ela ainda preveni a prisão de ventre pois melhora o trânsito intestinal.

– Mexerica ou Tangerina

 A fruta contém boas quantidades de antioxidantes, água e fibras que ajudam a regular o intestino e reduzem a absorção do colesterol pelo fígado é ideal para melhorar a digestão pois é capaz de potencializar o funcionamento do sistema digestivo além de aumentar a saciedade.

– Kiwi

 O kiwi é um fruta que contém uma enzima conhecida como protease actinidin que age no organismo de forma bem parecida com a papaína e bromelina atuando como um catalizador na digestão das proteínas sendo muito saudável e importante para o sistema digestivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *