Aparelho invisível pode causar dor de dente?

Desde a introdução do aparelho invisível no mercado, muitas pessoas pararam de usar os tradicionais e começaram a usar essa opção.

Isso porque, o aparelho invisível além de ser extremamente estético, também faz com que o tratamento seja feito muito mais rápido.

Logo, porque não apostar em um aparelho ortodôntico transparente — podendo até mesmo ser quase que imperceptível, não é mesmo?

No entanto, embora o aparelho invisível seja mais confortável do que os tradicionais, ele pode causar dor leve, especialmente durante a primeira semana de tratamento.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre as possíveis dores e como lidar com elas. Boa leitura!

Por que o aparelho invisível é doloroso?

Ao colocar um aparelho invisível, sentir dores e desconfortos é comum. Isso porque, durante um tratamento ortodôntico, seja por aparelho fixo ou aparelho dentário móvel, os dentes se movem.

Logo, nas primeiras semanas é possível que hajam mais dores e desconfortos. Até que você consiga de fato se acostumar e os dentes já possam ir se movimentando gradualmente para irem no sentido da posição correta.

Quanto tempo o aparelho invisível vai doer?

De acordo com um estudo recente, 54% das pessoas que começaram a usar o aparelho invisível sentiram dor e desconforto temporários leves na primeira semana de tratamento, enquanto aproximadamente 35% não sentiram nenhuma dor.

Como o tratamento requer a ida no consultório dentista para realizar a troca da moldeira a cada 2 semanas, você pode sentir dor e desconforto leves por alguns dias a cada ciclo.

No entanto, esses sintomas podem diminuir à medida que você se acostuma a usar o aparelho invisível.

Vale dizer que, você pode sentir dor apenas em 1 dente. Isso se deve ao movimento dos dentes, pois como já citamos anteriormente, o aparelho move os dentes em diferentes posições.

Quando se preocupar com a dor?

Os pacientes podem sentir dor nos dentes, mandíbula e língua após começarem a usar os alinhadores.

Recomenda-se consultar um ortodontista quando sentir:

  • Dor ao comer;
  • Edema facial;
  • Sangramento dos dentes e gengivas;
  • Sensível ao calor e ao frio.

Enquanto a dor leve é ​​considerada boa e indica que o tratamento ao mover os dentes para a posição correta está funcionando. 

Desse modo, essa condição pode se tornar insustentável quando o incômodo se torna mais intenso e começa a interferir em sua vida diária e uma clínica dentária 24 horas deve ser procurada.

Como lidar com a dor do Aparelho invisível?

Embora a dor do aparelho invisível seja leve e temporária, isso pode ser um desafio para algumas pessoas suportá-la diariamente.

Dessa forma, é aconselhável procurar soluções que possam ajudá-lo a lidar com sua dor como:

  1. Experimente a cera de dente

O uso de cera dental pode ajudar a aliviar a dor causada pelo aparelho. Aplique neles para reduzir o atrito que causa dores nas gengivas.

Caso você não tenha em casa, é possível pedir para o seu ortodontista um pouco de cera e utilizar sempre que necessário.

De início, ela tem uma textura rígida, mas ao manusear, ela fica macia e é possível moldar da forma que você desejar.

  1. Escolha alimentos macios para sua dieta

Recomenda-se evitar alimentos duros durante a primeira semana de uso do aparelho para evitar a dor.

Você pode comer carnes desfiadas ou moídas, ou combinar todos os vegetais e frutas para fazer um smoothies, sopas e shakes.

  1. Compressa fria

Aplique uma compressa fria com um material congelado ou frio, como uma toalha úmida ou uma bolsa de gelo.

Líquidos resfriados são conhecidos por reduzir o inchaço e a dor, assim como tratar incômodos nos dentes. 

Desse modo, se você deseja aliviar a dor em poucas horas, recomendamos o uso de uma compressa fria.

  1. Não remova seus alinhadores com muita frequência

É recomendado que você use aparelho invisível por pelo menos 22 horas por dia. Portanto, você só deve remover seus alinhadores quando for comer, beber ou escovar os dentes.

Estudos mostraram que muitas pessoas sentem menos dor quando usam alinhadores por longos períodos de tempo. Isso porque, caso você fique muito tempo sem o aparelho, é possível que o seu tratamento regrida.

  1. Comece a usar novos alinhadores antes de dormir

Ao receber um novo conjunto de alinhadores, você pode começar a usá-los antes de dormir.

A dor tende a diminuir durante o repouso ou o sono e desaparece quando você acorda pela manhã.

  1. Utilize analgésicos se necessário

Quando você tem uma dor mais intensa nos primeiros dias após o início do tratamento com alinhadores, tomar analgésicos pode ajudar a aliviar a dor.

No entanto, é recomendável que você consulte seu dentista antes de tomar esses medicamentos, especialmente ao lidar com outras condições médicas ou alergias a algum remédio.

Comece seu tratamento com um ortodontista qualificado

A melhor maneira de evitar ou minimizar a dor durante o tratamento com alinhador transparente é escolher um ortodontista, ou uma clínica especializada em tratamentos com aparelho invisível para iniciar seu tratamento.

Conhecimento, experiência e equipamentos de última geração são essenciais para o sucesso do tratamento e minimizar o desconforto do paciente.

Por isso, caso você deseja iniciar o seu tratamento, procure por uma clínica de odontologia com profissionais de confiança e garanta um resultado eficiente e um ótimo acompanhamento. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leave a Reply

Your email address will not be published.