Benefícios da linhaça dourada

A linhaça dourada é uma semente de composição complexa, porém bastante funcional. Você com certeza já ouviu falar dela, mas você conhece os benefícios da linhaça dourada?

Sua composição química é dividida entre cerca de 40% de lipídios, 25% de proteínas, 28% de fibras e 12% do que são consideradas sobras (vitaminas, outros minerais, umidade).

Nutritiva em níveis elevados, a linhaça dourada pode ser considerada uma das sementes cultivadas mais antigas do mundo. Além da linhaça dourada, também existe a linhaça marrom.

Excelente alternativa para os vegetarianos

Por conter ômega 3, lignanas e fibras em sua composição, é creditada com inúmeros benefícios para o corpo humano. Ela também é capaz de auxiliar no combate ao câncer de mama.

Em comparação com outros alimentos vegetais, a semente de linhaça tem aproximadamente 800 vezes mais lignanas que os demais.

Consumindo apenas uma colher de sopa de semente de linhaça dourada, contém até 3 gramas de fibra, que ajuda grandiosamente a melhorar o fluxo intestinal, e também regula o açúcar no sangue, baixando os níveis de colesterol.

Pode ser consumida sem grandes restrições e é uma alternativa eficaz para quem não se alimenta de carne, sendo um excelente substituto para a obtenção de ômega 3. Seu teor de lipídios a torna uma importante fonte de proteínas vegetais.

Benefícios da linhaça dourada

 

Alimento altamente funcional

É considerado um alimento funciona, pois é bom para a saúde e proporciona benefícios de uma alimentação balanceada.

O óleo é extraído e pode ser utilizado em alimentos ou também na fabricação de produtos de beleza. Sementes de linhaça dourada são mais comuns em áreas de clima frio, sendo mais difíceis de encontrar no Brasil.

A linhaça dourada é capaz de defender o organismo e retardar o envelhecimento celular, protegendo a pele e ainda prevenindo doenças mais graves, como o câncer e problemas no coração.

Por ser rica em fibras, auxilia no trânsito intestinal, prevenindo e evitando a prisão de ventre. Essas fibras também são capazes de auxiliar no controle do açúcar no sangue, pois impede que ele seja absorvido rapidamente pelo organismo.

As fibras ainda conseguem proporcionar uma sensação de saciedade, que diminui aquele apetite exagerado e que faz você comer compulsivamente.

As linhaças douradas tem mais nutrientes que as linhas marrons. Como não altera o sabor, ela pod ser consumida juntamente com iogurtes, sucos, saladas, massas, pães ou bolos.

Triturar antes de consumir

Detalhe importante, é que a linhaça dourada deve ser tritura antes de ser consumida ou você já comprar na forma de farinha.

O intestino não consegue digerir o grão inteiro, e o que seria um benefício pode se tornar um problema. Outra questão importante, é como guardá-la. Ela deve ficar em ambiente fechado, longe da luz, para que possa manter suas propriedades nutricionais.

Com isso, podemos entender o quanto a linhaça dourada é benéfica para nosso organismo. Podendo ser consumida sem restrições, é uma aliada forte no combate e prevenção de doenças. Ainda pode ser eficaz no auxilio ao emagrecimento.

Está na hora de reavaliar seus hábitos e inserir a linhaça na sua rotina alimentar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.