Como usar o console de pesquisa do Google?

O posicionamento e a visibilidade que seu negócio tem nos buscadores do Google é fundamental para saber o quão bem seu site está estruturado, então gerenciar uma ferramenta como o console de busca do Google facilitará muito esse trabalho, pois poderá identificar quais aspectos estão falhando, te dando soluções ideais para que você possa melhorar seu posicionamento na web. Se você quiser saber como usar o console de pesquisa do Google, continue lendo este post.

Aproveite e conheça a Consultoria SEO Webtrends.

O que é o console de pesquisa do Google?

É uma ferramenta gratuita para usuários e webmasters que ajuda a monitorar, manter e melhorar a presença de qualquer site na Internet. Também permite que os criadores dessas páginas verifiquem o status de indexação de seus sites na internet, com o objetivo de melhorar o posicionamento e a visibilidade de cada um deles.

Você não precisa se registrar no console de busca para aparecer nos resultados do Google, mas se o fizer poderá obter muitas informações úteis para melhorar as falhas que seu site pode apresentar e que não podem ser vistas a olho nu. Graças aos relatórios que esta ferramenta disponibiliza, será mais fácil para você realizar este trabalho de melhoria.

Embora sua principal função seja entender a maneira como o Google indexa seus sites, essa ferramenta também permitirá que você saiba através de quais palavras-chave os usuários estão acessando seu site, o que lhe dará uma vantagem na hora de criar conteúdo.

Para que serve esta ferramenta?

Esta ferramenta permitirá que você descubra informações muito importantes sobre seu site que o ajudarão na tomada de decisões para suas estratégias de SEO, informações como:

  • Analise as metas de tags de seus sites avisando quando você deve fazer melhorias para otimizar seu SEO na página .
  • Ele mostra uma lista de palavras-chave para as quais seu site está aparecendo nos mecanismos de pesquisa e o desempenho que elas estão tendo.
  • Analise seu tráfego da Web de maneira diferente do Google Analytics.
  • Identifica links internos e backlinks externos.
  • É capaz de medir a taxa de conversão ou CTR.
  • Otimize ao máximo a estrutura e usabilidade do seu site.
  • Também serve para encontrar erros dentro do site, como duplicatas, erros 404, problemas de indexação, problemas de adaptabilidade móvel.

Como usar o console de pesquisa do Google?

A primeira coisa que você deve fazer para começar a usar esta ferramenta é entrar no console de busca e registrar seu site nesta plataforma.

Para isso, você só precisa entrar com sua conta do Google e criar uma conta, depois deve inserir a URL do seu site e preencher todos os campos indicados. Feito tudo isso, você está pronto para começar a receber informações valiosas do seu site.

Como usar o console de pesquisa do Google?

Por que usar o console de pesquisa do Google?

  • Usabilidade móvel

A que se refere a usabilidade móvel que você pode encontrar na guia “tráfego de pesquisa”?

Algum tempo atrás o Google conseguiu classificar sites e posicioná-los com base em seus designs responsivos. Como resultado disso, tornou-se um requisito fundamental adaptar seu site a todos os dispositivos e tamanhos possíveis para otimizar o impacto do seu site nos mecanismos de pesquisa do Google.

Esta ferramenta irá ajudá-lo a identificar falhas no conteúdo visual para que você possa dar uma solução rápida ao problema e seu posicionamento não seja afetado.

  • Rastreio de erros

Esta ferramenta é capaz de rastrear todos os possíveis erros que possam prejudicar seu processo de posicionamento, por isso é muito eficaz na hora de realizar um processo de otimização do seu site, pois fará uma busca exaustiva de tudo o que possa estar errado.

Se em algum momento você cometer um desses erros, deve deixar claro que o Google não levará seu site em consideração ao se posicionar, portanto, você deve ter muito cuidado e estar sempre atento:

Erros de rastreamento : as estatísticas de erros de rastreamento avisam constantemente sobre os erros que seu site apresenta. Entre eles estão 404 erros ou falhas em alguns dispositivos por falta de usabilidade móvel, que nomeamos anteriormente.

Estatísticas de rastreamento : por outro lado, você terá uma prova do número de páginas que foram rastreadas para encontrar essas falhas.

  • Aprimoramentos HTML

Na guia “aparência do mecanismo de pesquisa”, você chegará à seção “Melhorias em HTML”, onde poderá ver quais páginas do seu site exigem manutenção de metadados.

Dessa forma, a ferramenta analisará o código HTML para detectar o que pode ser melhorado para aparecer nos primeiros resultados de qualquer buscador, não apenas do Google. Entre os aspectos a serem analisados ​​estão: meta descrições, títulos e qualquer caso de link em seu site que não possa ser indexado.

Agora que você sabe como usar o Google Search Console e os benefícios que ele traz, convidamos você a criar uma conta nesta plataforma para começar a receber informações úteis que permitirão melhorar a visibilidade e o posicionamento do seu site. Lembre-se que uma das grandes vantagens desta ferramenta é que ela não só o ajudará a identificar erros, mas também lhe dará as melhores soluções para resolver esses problemas.

Mais em: https://webtrends.net.br/agencia-de-link-building/

Leave a Reply

Your email address will not be published.