Cuidando dos pés: dicas saudáveis para pés saudáveis

Nossos pés estão sujeitos a um grande estresse todos os dias, especialmente porque eles precisam suportar todo o peso do nosso corpo. Portanto, é ainda mais importante cuidar dele corretamente para evitar problemas como calos e infecções fúngicas.

É importante dar aos seus pés a atenção que eles merecem. Acontece que é simples, mesmo em casa.

Tome um banho

Um banho é o primeiro passo para o cuidado adequado dos pés. Basta misturar água morna com algumas gotas de óleo essencial (por exemplo, hortelã-pimenta ou arnica). Os pés devem ser banhados por no máximo 15 minutos para não amolecê-los demais. 

Após o banho, é importante secar completamente a pele, o que também significa entre os dedos dos pés. As pessoas que têm dificuldade em alcançar os dedos dos pés devido a problemas de mobilidade também podem secar os pés usando um secador de cabelo.

Cortar unhas

Após o banho, a pele fica mais macia e as unhas dos pés mais fáceis de cortar. É importante sempre cortar as unhas retas para evitar lesões na borda da unha. Ao cortá-las em círculos, também aumentamos o risco de que a unha que volta a crescer fique embutida na pele. 

Isso pode levar a uma unha encravada dolorosa, que na maioria dos casos deve ser tratada por um médico. É melhor então arredondar cuidadosamente e muito ligeiramente a unha de corte reto usando uma lima.

Cuidando dos pés: dicas saudáveis para pés saudáveis

Cuidado com fungos nas unhas!

Muitos subestimam a pedicure certa. É muito importante saber cortar as unhas. Não corte demais a placa ungueal, pois isso pode causar ferimentos. A pele saudável pode se defender contra os patógenos presentes. Mas se houver pequenas feridas ao redor da unha, o fungo da unha tem uma porta de entrada ideal para se instalar. 

Para proteger contra patógenos, nunca compartilhe o kit de cuidados com as unhas com outras pessoas. Se o fungo ungueal for descoberto, ele deve ser tratado imediatamente. Muitos produtos estão disponíveis em farmácias. Por exemplo, o verniz contra fungos nas unhas é particularmente popular, pois é muito fácil de aplicar.

Remover calos

Se o pé tiver rachaduras e pele seca, é uma boa ideia remover os calos. A pele profundamente rasgada pode facilmente causar inflamação e áreas doloridas ao caminhar. 

A melhor maneira de remover calos é usar uma pedra-pomes ou uma lima de calos. Um avião é significativamente mais perigoso, pois muitas vezes incentiva o corte de muita pele, o que pode levar a lesões na pele.

Aplique um creme

Após cada banho, é uma boa ideia aplicar um creme e esfregá-lo na pele. Existem cremes especiais para os pés que contêm ureia. Eles têm um efeito de reposição de lipídios e tornam o pé flexível e macio. Isso ajuda a combater a formação de calos e evita que os pés fiquem secos e rachados. 

Andar descalço

Tente andar descalço o mais rápido possível. Isso ajuda a irrigar melhor o pé e fortalecer os pequenos músculos. Tornam-se mais resistentes a lesões. Principalmente para as mulheres que vivem com os pés dentro de sapatos femininos apertados, essa é uma dica muito importante. 

Cuidando dos pés: dicas saudáveis para pés saudáveis

Cuidados especiais para diabético

Devido à sua doença, os diabéticos geralmente sofrem de distúrbios nervosos nas pernas e nos pés, por isso não percebem pequenas lesões. Além disso, devido à circulação sanguínea prejudicada, a cicatrização de feridas é pior do que em pessoas saudáveis ​​e, portanto, o risco de infecção é significativamente maior. Portanto, os diabéticos são aconselhados a fazer regularmente uma pedicure adequada e ter seus pés examinados por um médico. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.