Importância das fibras na alimentação [ Venha conferir essa resenha]

A importância das fibras em nossa alimentação se deve principalmente pelo fato delas serem responsáveis pela fermentação completa ou parcial dos alimentos em nosso intestino grosso.

Pelo fato dessas fibras alimentares não terem calorias, acaba causando, a diminuição de absorção do gordura em nosso corpo, como também de açúcar, diminuindo também o colesterol e causando a sensação de saciedade, em nosso corpo.

As fibras alimentares passam desapercebidas em nosso organismo, pelo fato delas permanecerem em nosso estômago, juntamente com seus nutrientes, por muito mais tempo que o normal, fazendo assim uma sensação de saciedade mais frequentes e o corpo absorve muito menos calorias.

Com tudo isso, as fibras alimentares ainda tem mais a função de regular o nosso trânsito intestinal, entretanto, é importante a ingestão de água periodicamente. As fibras alimentares, são formadas por dois grupos, de acordo com absorção dela com a água, são as fibras insolúveis e as fibras solúveis.

  • Fibras solúveis: as fibras alimentares solúveis, ao se fundirem com a água, elas acabam formando géis, como as que são encontradas em polpas de frutas, feijão, lentilhas, frutas cítricas e a aveia também. As fibras solúveis abaixam o nosso trânsito intestinal, auxiliando muito na vida de pessoas que sofrem com intestino solto e diarreia. Além de tudo, as fibras solúveis, contribuem na diminuição dos níveis sanguíneos de colesterol.
  • Fibras insolúveis: as fibras alimentares insolúveis, por sua vez, são base dos cereais, pão integral, cenoura, couve, casca da maçã, raízes e nas hortaliças. As fibras insolúveis também são responsáveis pelo aumento do nosso bolo fecal, causando a diminuição do nosso tempo intestinal, fazendo assim, a prevenção de constipações. Elas também auxiliam nosso intestino, estimulando-o e aumentando a quantidade do bolo fecal, fazendo assim, as fezes saírem com fluidez.

Refeições ricas em fibras alimentares

 Realmente é muito importante garantir que sua dieta seja rica em fibras alimentares. Profissionais da área, recomendam que o ideal seria que para as mulheres o consumo de pelo menos 25g de fibras alimentares e um pouco a mais pros homens, a cada dia.

Portanto, é muito legal apostar em uma dieta rica em fibras, que são a base de frutas, legumes, grãos, leguminosas e verduras. Abaixo alguns dessas refeições.

  • Frutas; carambola, maçã, kiwi, abacate, framboesa, pera, banana, ameixa, morango e mirtilo;
  • Legumes; Batata-doce e cenoura;
  • Grãos; pão de trigo integral, farelo de trigo, aveia e farinha de centeio;
  • Leguminosas; soja em grãos, feijão, grão de bico, lentilha e ervilha;
  • Verduras; Brócolis bem cozido e couve.

Importância das fibras na alimentação

Benefícios da fibra na alimentação

 Por sua vez, é muito importante afirmar, que é comum esses alimentos possuírem uma parte de fibras insolúveis e outra parte de fibras solúveis, portanto, isso faz que esses elementos se completem. Aqui mais alguns outros benefícios da dieta a base fibras alimentares.

  • Auxilia os nutrientes do nosso intestino, potencializando nossa flora intestinal, e também, diminuem as chances de ter algum tipo de inflamação em nosso organismo;
  • Auxilia nosso organismo a tornar mais frequente o sentimento de saciedade, causando a diminuição de nossa compulsão alimentar, ajudando muito no emagrecimento saudável;
  • Ajuda na regularização o pH do nosso intestino;
  • Auxilia para o fim da prisão de ventre, fazendo com que nosso organismo produza fezes com um volume adequado e mais saudável para nossa saúde;
  • Auxilia nosso organismo, causando a diminuição do armazenamento gorduras em nosso corpo, causando, consequentemente, a diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Auxilia nosso organismo na absorção de nutrientes importantes, causando a regularização dos níveis de açúcar em nosso corpo e acabando com as toxinas.

Relação entre prebióticos e fibras

 Por sua vez, todos prebióticos são fibras, entretanto, nem toda fibra é considerada um prebiótico. Os prebióticos são substâncias que o nosso corpo não absorve, porém tem um valor biológico significativo para nosso organismo.

Alguns exemplos de prebióticos são a inulina e oligofrutose, que por sua vez, são fibras alimentares solúveis encontradas em refeições como a cebola, alho e chicória. Portanto, podemos concluir, que a importância dos prebióticos para o nosso organismo, é no total auxílio para as bactérias boas atuarem em nosso organismo com mais eficácia a nossa saúde.

Recomendação no consumo de fibras alimentares

 De acordo com pesquisas, o consumo de fibras recomendado para uma dieta, é diferente de homens e mulheres, sendo para homens 38g de fibras alimentares por dia e para as mulheres, seria 25g por dia.

Além do mais, como as fibras alimentares, por sua vez, são alimentos que pertence ao reino vegetal. Portanto, dietas balanceadas compostas por diversos tipos de frutas, legumes e verduras, oferecem uma boa quantidade de fibras alimentares, que são de total ajuda, para um emagrecimento saudável.

Vale sempre ressaltar que para uma ingestão das fibras, é sempre de total ajuda, o acompanhamento, de forma certa de água mineral. Fazendo isso, haverá melhoras no funcionamento do nosso organismo e vai evitar constipação.

Importância das fibras na alimentação

Conclusão sobre fibras alimentares

Podemos concluir, pelo artigo acima, que as fibras alimentares funcionam como uma esponja em nosso organismo, absorvendo uma parte de liquido em nosso corpo, portanto é de extrema importância o consumo adequado de água mineral.

Assim, podemos certamente dizer, que as fibras alimentares são, de fato, essenciais para a realização de uma dieta balanceada, para assim manter nosso organismo saudável e em perfeita sintonia.

Toda via, é de total importância para nossa saúde uma dieta balanceada, portanto sempre de prioridade em alimentos ricos em fibras, sempre com acompanhamento de bastante água.

Para melhorar ainda mais seus resultados, é sempre bom ter um bom acompanhamento de um nutricionista ou seu médico, fazendo assim, você será melhor direcionado.

Agora que você já sabe mais sobre a importância da fibra alimentar, se você ainda tinha alguma dúvida, com certeza, agora já não tem, pois para uma dieta balanceada saudável, o consumo das fibras alimentares é de extrema ajuda, assim, acompanhando essa dieta com o consumo de bastante água e atividades físicas, seus resultados serão mais rápidos e cem por cento saudável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *