O impacto da revolução digital e seus benefícios

Muito se tem falado sobre a era digital e seu impacto na sociedade, mas a verdade é que não se trata do futuro: isso já é realidade.

Está com você agora, mesmo que você ainda não perceba. Sendo algo silencioso, acompanha-o todos os dias do seu dia.

Ele conecta você com diversas informações que quebram diversas fronteiras, otimizam seu tempo e facilitam seu trabalho.

A revolução digital vem mudando a forma como os negócios são feitos: deu às empresas a capacidade de interagir com grandes quantidades de dados e redes.

Apoiar a inovação e o uso de tecnologias como inteligência artificial tem trazido diversas vantagens dentro do ambiente digital.

Proporciona uma experiência de consumo cada vez melhor e mais dinâmica.

Adaptar os negócios a essa mudança crítica requer não apenas investir em novas tecnologias e melhorar as áreas de TI, é algo que muda a mentalidade.

A era digital das empresas é conectar-se com o objetivo de entregar valor estratégico.

Você deve ter em mente tudo que envolve a área da revolução com o objetivo de se destacar dentro do mercado de trabalho.

O que é a era digital?

A era digital, também conhecida como era da informação ou era da tecnologia, é o período que começou após a era industrial. Dessa forma, acelerou-se os diversos avanços tecnológicos da primeira revolução industrial, a partir do final do século XX.

Uma delas é que otimiza o fluxo de informações.

Isso resultou em tecnologias que mudam a maneira como pensamos, nos comunicamos e trabalhamos.

Se você tiver dúvidas sobre os componentes do campo digital, lhe convidamos a fazer um bom Curso Online Grátis da área da informática com o objetivo de aperfeiçoar os seus conhecimentos tecnológicos.

A revolução digital e seu impacto no mercado de trabalho

Há menos de 15 anos, não havia tablets, MP3 players e smartphones. A telefonia digital estava em sua infância, a internet estava disponível apenas para algumas pessoas, e a velocidade era muito pequena.

A maioria dos computadores considerados top de linha tem menos capacidade de processamento e de armazenamento do que os smartphones atuais.

Todas essas tecnologias, essa revolução digital, mudaram a maneira como os consumidores se comportam. Também exige que as empresas adaptem constantemente seus modelos de negócios para não perder para os concorrentes.

Pesquisas estimam que nos próximos anos mais 45% das empresas tradicionais, incluindo as multinacionais, desapareçam.

Impacto no mercado de trabalho

Mas como exatamente isso afeta o mercado de trabalho? Novas ocupações e cargos que ainda não existem poderão ser criados, e cargos tradicionais como contadores, assistentes, analistas financeiros, etc. podem desaparecer, pois podem ser automatizados e substituídos por sistemas e processos digitais.

Isso ocorre porque tudo o que pode ser automatizado será de forma automatizada. E isso torna tudo o que não pode ser automatizado extremamente valioso. As empresas vão buscar esse tipo de profissional. Profissionais criativos cujas ideias podem transformar modelos de negócios e criar diversas formas de relacionamento com os clientes. E este é, sem dúvida, o caminho sem volta.

Benefícios dos componentes digitais para as empresas

Propagação de informações

Além de tornar os processos muito mais ágeis, definimos que a era digital também acelerou a disseminação da informação.

Enviar e receber conteúdo 24 horas por dia nunca foi tão rápido, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Contanto que haja uma conexão ativa com a Internet, é isso!

Todas as informações que você precisa estarão tudo na palma da sua mão.

Aproximar a empresa dos clientes

A era digital tem aproximado diversos consumidores dentro das organizações, pois estimula as interações online.

Ao contrário do mercado de massa durante a primeira e a segunda revolução industrial, os consumidores agora estão ativamente envolvidos no processo de compra.

Além de compartilhar as experiências de consumo, buscar a valorização das marcas tendem a fornecer cada vez mais experiências personalizadas.

Aumentar a produtividade

Também conhecida por alguns como a era da produtividade, o meio digital tem permitido melhorar a incorporar as tecnologias que otimizam as horas de trabalho.

Entre eles, aprendizado de máquina, chatbots, nuvem, IA e Internet.

Torne as decisões mais ágeis

Por exemplo, por meio de tecnologias como analytics ou big data, os empreendedores podem acessar dados e informações que eles nem sabiam que existiam antes.

Tudo isso ajuda e agiliza sua tomada de decisão.

Promover o consumo

Se antes sair de casa para comprar um determinado produto ou serviço era um grande empecilho para o consumidor, hoje ele consegue o que deseja com apenas alguns cliques.

Cortar custos

Com acesso a inteligência de mercado e dados de comportamento na vida do consumidor, diversas empresas podem reduzir os custos de diversas formas.

Resolva problemas específicos para seus clientes desenvolvendo produtos diferenciados ou invista em campanhas de marketing.

Se por um acaso você ainda não tiver domínio dentro da área do marketing digital, indicamos que você faça um Curso Online Grátis sobre as melhores técnicas de aplicação de marketing.

Novas oportunidades de mercado

A informação é um grande ouro, as organizações tendem a aproveitar diversas novas oportunidades para criar valor dentro da era digital.

Com as novas informações, você estará muito mais próximo dos clientes, sendo mais eficiente e mais atento com todas as suas necessidades, sendo capaz de fornecer soluções personalizadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.