Saúde bucal x Emagrecimento: Saiba qual é a relação e como um afeta ao outro

Muitas pessoas não sabem que a alimentação tem ligação direta com a saúde bucal, ela é importante para diversas funcionalidades, inclusive para os cuidados com o corpo, como as dietas de emagrecimento.

Quer saber como a saúde bucal pode influenciar no emagrecimento (e vice-versa)? Continue lendo o conteúdo abaixo.

Por que é importante se alimentar bem?

Durante as refeições, são ingeridos diversos tipos de nutrientes, sendo muito importante para a imunidade. Com a falta de uma alimentação balanceada, pode resultar num sistema imunológico comprometido, o que tornaria o corpo propenso a infecções e inflamações.

Para prevenir tais problemas, a proteção bucal é extremamente importante e possível de conseguir através de uma alimentação saudável, sendo necessário saber como está o funcionamento dos órgãos. 

A saúde bucal e física estão completamente atreladas e dependem da alimentação saudável, sempre evitando o excesso de gordura e açúcar. 

Você sabia que a frequência com que você se alimenta pode interferir na sua saúde bucal?

É importante, criar uma rotina de alimentação, uma falta de um cronograma alimentício pode ser bem prejudicial aos seus dentes.

Os dentes têm uma camada de proteção chamada esmalte, conforme os alimentos são ingeridos, as placas bacterianas (bactérias que são formadas através da má higiene) fazem uma fermentação do açúcar, sucedendo em substâncias ácidas, desgastando o esmalte.

Após um determinado momento em que você comeu, automaticamente a sua boca deixa de ficar ácida e a saliva regula esse procedimento.

Por isso, é necessário dar uma pausa entre os alimentos, para que possa dar um intervalo correto da recuperação do dente. Evitando uma cárie. Sempre tenha contato com especialistas, se possível faça um plano dentário empresarial.

O que pode causar cárie?

Alimentos ricos em glicose são mais propícios a ficar preso no dente, para evitar a cárie, é viável o consumo baixo de açúcar. O dente atingido pela cárie vai tendo o esmalte dissolvido, fraturando e, se não fizer o tratamento como deve, poderá suceder a perda dos dentes. Para evitar as cáries:

  • Faça uma higiene bucal regular;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Escove os dentes usando pastas com flúor;
  • Permita que haja um intervalo entre as alimentações.

Sempre visite o consultório mais próximo e veja os planos que ele pode oferecer, seja para pessoa jurídica ou física, faça um convênio odontológico para mei, o que é sempre importante, porquanto não se sabe quando será preciso.

Fique atento no consumo de substâncias muito ácidas. Dê intervalo entre os alimentos com o tempo preciso, não fique longos períodos sem se alimentar, porque isso pode causar um mau hálito. 

Como as dietas de emagrecimento afetam a saúde bucal?

O excesso de peso é uma condição multifatorial, existe uma tendência genética atrelada a alguns fatores que levam a pessoa a engordar, como falta de exercícios, alimentação inadequada, distúrbio dos hormônios e fatores psicológicos de flora intestinal.

Contudo, existem determinados cuidados que devem ser tomados conforme uma dieta com o intuito de emagrecimento é feita.

A saúde bucal mal cuidada, é uma porta de entrada para as bactérias e fungos. Existe uma ligação direta entre os dentes e os órgãos.

Quando é tirado um grupo alimentar da sua ingestão diária, acaba cortando os nutrientes que acompanham tais alimentos, se não há uma reposição desses nutrientes, quem acaba sendo afetado é o seu sistema imunológico.

No momento em que o seu sistema imunológico não está trabalhando como deveria, alguns tipos de bactérias começam a se proliferar e podem causar doenças.

Seu emagrecimento for com base em medicamentos, causará uma alteração no pH, diminuindo a saliva fazendo com que ela perca o potencial de fazer a limpeza nos dentes.

Ao realizar a limpeza, redobre a sua atenção na saúde de sua boca, tendo sempre um acompanhamento com um dentista, mantendo a higienização bucal, fazendo a utilização do fio dental.

Se não tiver convênio e for um empreendedor, busque saber como funciona plano odontológico empresarial

Perda dos dentes e alimentação

Além da questão estética, quando há perda dos dentes na boca, o paciente não consegue ter uma boa eficiência na mastigação, fazendo o mal processamento do que está sendo triturado, ingerindo os alimentos de forma inadequada. 

Essa situação envolvendo a mastigação ruim pode gerar problemas gastrointestinais associado a ausência dental.

  1. Desgaste

Quando há a falta de um dente, principalmente se as dentições faltantes se concentram em um só lado da boca, a mastigação tende a ficar focada no lado oposto, assim desgastando os dentes e podendo gerar um desequilíbrio na própria harmonia facial.

O desgaste dental aliado ao uso forçado de somente um lado dos músculos afeta toda a funcionalidade da arcada dentária.

  1. Movimentação dos dentes

Os dentes costumam ficar bem juntos, quando há ausência de um, pode causar movimentação dos outros, fazendo com que eles mudem de lugar, causando um desalinhamento.

Essa movimentação fará com que tratamentos ortodônticos sejam necessários, independentemente do período da vida.

O uso de aparelho nos dentes não é exclusividade da infância e adolescência, pois dependendo da forma como as dentições se afastem, pode afetar a mastigação e, por consequência, o emagrecimento.

  1. Perda óssea

Assim que houver a perda do dente, procure repor logo no início, se não houver o osso no local ele poderá atrofiar, é importante para que não perca o osso no lugar, principalmente em volta.

Essa causa poderá ser por acidente, sendo assim, poderá usufruir imediatamente do seu plano odonto empresa, podendo ser atendido o mais breve possível.

  1. Dores intensas

A perda dentária também pode causar problemas na articulação chamada ATM, a Articulação Têmporo Mandibular é a parte do a mandíbula com o crânio, causando uma disfunção.

Por isso, é importante fazer um acompanhamento regular com o dentista e utilize o seu plano odontológico empresarial.

Cuide dos seus dentes e realize uma boa higienização bucal continuamente.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Leave a Reply

Your email address will not be published.